As 10 melhores marcas de skate do mundo

O skate não é apenas um desporto, é também um modo de vida e, para responder às exigências desse lifestyle, quer seja um praticante profissional ou amador, existem inúmeras marcas de skate que fazem isso mesmo. Para além dos muitos tipos de skates que disponibilizam, muitas marcas já foram mais além, oferecendo vestuário, acessórios e outros produtos que se enquadram no dia-a-dia dos skateboarders. Sabe quais são as dez melhores marcas de skate a nível mundial?

1. Element

Fundada no ano de 1992, em Irvine, na Califórnia, Element Skateboards ou Underworld Element, como era originalmente apelidada, é uma das marcas mais conhecidas no mundo do skate. Possui um vasto leque de tábuas insólitas, de alta qualidade, assim como trucks, rolamentos e rodas. Mas a marca não se fixou apenas nos skates e nas rodas: a roupa, bonés, sapatos e outros acessórios, também fazem parte do segredo do seu sucesso. Para além de terem difundido as suas lojas um pouco por todo o mundo, também é possível fazer compras online. A Element é ainda patrocinadora oficial de inúmeros skaters de renome, como Hunter Kreck e Bam Margera, que lhe auguram popularidade e a atribuição do título de uma das melhores marcas de skate mundiais.

2. Plan B

A equipa Plan B foi fundada em 1991 e, embora tenha tido um começo atribulado com a morte de Mike Ternasky, um dos seus fundadores, a marca cresceu rapidamente, tornando-se conhecida pela fiabilidade e o design apelativo dos seus skates. Os seus projetos são radiosos e cheios de cores vivas, com tábuas bem pensadas e bem elaboradas. A Plan B afirma-se como uma marca que tem tudo o que um skater precisa, devidamente adaptado ao seu estilo e às suas necessidades. Disponível para compra online ou offline, nas suas várias lojas físicas, a Plan B orgulha-se em ser patrocinadora oficial de profissionais tão conhecidos como Paul Rodriguez e Ryan Sheckler.

3. Enjoi

A Enjoi atua sob o olhar atento da marca Dwindle Distribution, propriedade da Globe International. A empresa foi inicialmente comandada pelo skater profissional Marc Johnson. Quando Marc Johnson deixou a Enjoi, foi Matt Eversole quem assumiu o controlo. A Enjoi Skateboards oferece uma grande variedade de skates para atender a várias modalidades e a todos os skaters. A marca é muito conhecida pelo seu logótipo, um panda com gráficos coloridos e divertidos. DSM é o nome da tecnologia usada pela Enjoi para construir as suas tábuas, garantindo assim que estas sejam projetadas e construídas especificamente para cada skater… mais personalizado é impossível!

4. Girl Skateboard

A marca iniciou a sua atividade no mês de Agosto de 1993 e é uma das empresas mais conhecidas do skate da atualidade. A sua sede é em Torrance, na Califórnia, e abriga várias empresas como a Skate Girl, Chocolate Skateboards, Royal Skateboards e o vestuário Fourstar. A Girl Skateboard tem na sua equipa alguns dos atletas mais talentosos da modalidade, como Rick Howard, Mike Carroll, Eric Koston e Rick McCrank, entre outros. Além dos produtos para skate como tábuas, rodas e rolamentos, a Girl Skateboard também tem coleções de bonés, casacos, calças, filmes sobre skate, entre muitos outros acessórios originais.

5. Zero

A Zero Skateboards é uma empresa de skate localizada em Carlsbad, também na Califórnia. Uma afiliada da Black Box, nasceu em 1996 como uma empresa voltada para o vestuário, mas depressa abraçou o lifestyle de skate, tendo Jamie Thomas como seu primeiro profissional. A Zero encontra-se na lista das dez principais marcas de skate do mundo por ter tábuas duradouras, fortes e bem executadas. A Zero, que ostenta uma imagem forte e corajosa – tem uma caveira no seu logotipo – já ganhou três prémios consecutivos Thrasher Magazine's King of the Road Competition, entre 2004 e 2006, derrotando outras equipas como Toy Machine, Element e Flip. A tripulação Zero inclui Jamie Thomas, Chris Cole, Elissa Steamer, juntamente com outros skaters internacionalmente conhecidos. A juntar aos seus feitos, acrescenta-se a loja online e um site informativo onde se encontram vídeos e artigos dedicados à prática de skate.

6. Spitfire

A marca Spitfire foi criada em 1988 em San Francisco, Califórnia, como uma divisão de rodas para skate e tem funcionando sob a marca Deluxe Distribution desde a sua criação. A Spitfire tem uma longa lista de skaters profissionais de elite que compõem a sua equipa: Erik Ellington, Eric Koston, Mark Gonzales, Daewon Song e Tony Trujillo são apenas alguns dos nomes que se destacam. A Spitfire é considerada, por muitos skaters, a melhor marca de rodas para skate, uma vez que oferece uma enorme variedade de tamanhos de rodas e resistências para um grande número de terrenos (skatepark, rua, etc). A sua produção é 100% americana, mas o culto da marca Spitfire já chegou aos quatro cantos do mundo.

7. Birdhouse

Nascida em 1992, a Birdhouse é uma marca de skates que se destaca pela produção de tábuas da mais elevada qualidade, mas não só. Roupa e acessórios também fazem parte deste universo de sucesso, que conta com a colaboração preciosa de Tony Hawk e Kevin Staab. Patrocinadora de profissionais de grande nível, a Birdhouse constitui um triunfo americano no mundo do skate, sendo ainda proprietária de várias lojas um pouco por todo o mundo.

8. Venom

A marca de skate Venom (também conhecida como Venom Bushings) surgiu depois de Zak Maytum ter feito alguns testes exaustivos de Zaz na sua própria garagem, de onde resultou o "ultimate bushing formula" – uma componente forte e fiável que tornou os skates Venom muito procurados. Em pouco tempo, Zak Maytum viu o seu trabalho recompensado ao estabelecer parcerias com inúmeras empresas e fabricantes, que passaram a produzir a sua “invenção” em massa. Hoje, a Venom continua a trabalhar em prol dos skaters, investindo muito nos atletas que optam pelos seus produtos.

9. Flip

Fundada no início da década de 1990, a empresa de skate Flip, tem as suas origens no Reino Unido e está na lista das dez melhores marcas de skate, pelas suas tábuas de qualidade, a preços acessíveis e com um design simples mas artístico. Contando com a experiência e o know-how de nomes como Bob Burnquist, Rune Glifberg e Arto Saari, a marca Flip está atualmente sediada nos Estados Unidos, mas mantém uma forte presença internacional.

10. Speed Demons

Criada em meados dos anos 90 pela marca Dwindle, a Speed Demons atua juntamente com outras empresas do sector como a Superior Skate, Blind, Enjoi e Tensor Trucks. Inicialmente, a Speed Demons fabricava apenas rolamentos para skate mas, presentemente, a marca também produz tábuas, eixos, rodas e acessórios. Sediada em El Segundo, na Califórnia, fornece à indústria do skate produtos que ostentam uma excelente relação preço-qualidade e que são usados por skaters de todos os níveis, estilos e nacionalidades.

 

Créditos imagens: 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10
A sua votação: 
Average: 4 (28 votos)