Como se iniciar na prática da escalada

A escalada é uma atividade desportiva que desafia a própria existência e faz com que o homem, à conta do seu esforço, se supere a si próprio. Saiba como se iniciar na escalada e dedique-se à prática de um desporto verdadeiramente alucinante.

O que é a escalada?

A escalada é uma atividade desportiva que tem como objetivo principal o conseguir ascender a uma superfície natural (rocha, gelo, montanha) ou artificial (Estrutura Artificial de Escalada – EAE – ou edifícios arquitetónicos). Trata-se de um desporto de aventura que se destina a todos os que gostam de desafios e de emoções fortes. O alcançar do topo é a prova rainha que todos os escaladores querem atingir e vencer. A sua prática é uma forma de testar os limites e a capacidade humana em chegar cada vez mais longe.
A escalada é também uma técnica que pode ser utilizada no montanhismo, mas isso depende sempre das dificuldades que os praticantes possam encontrar num determinado percurso.

Como se iniciar na escalada

Para praticar escalada é obrigatório que tenha seguro e tire a Carta de Montanheiro na Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP) ou na Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME). Para o fazer basta dirigir-se às respetivas associações de escalada e aí também terá conhecimento das imensas atividades que poderá realizar. Por outro lado, para se iniciar corretamente na escalada existem algumas recomendações que todos os escaladores ou aspirantes a escaladores devem seguir. São elas:

Familiarizar-se com a escalada

Todos os praticantes deste desporto de aventura devem ter todos os conhecimentos básicos de escalada e tudo o que deriva desta. Existem várias fontes de informação disponíveis, como livros, vídeos, revistas especializadas, entre outros, e cabe a cada escalador estar o mais bem preparado possível.

Conhecer os riscos da prática da escalada

A escalada é um desporto potencialmente perigoso e todos os praticantes devem conhecer os princípios básicos de segurança da escalada antes de tentar realizar qualquer tipo de subida. Uma subida segura passa por ter e conhecer todo o equipamento de proteção individual para a realização da escalada. O equipamento correto protege a queda do escalador, bem como, de outros perigos que possam ameaçar a sua integridade (queda de pedras). Por outro lado, a atenção e a vigilância possibilitam que a subida decorra sem qualquer tipo de inconveniente e com a máxima segurança.

Conhecer os tipos de escalada

Para se iniciar na escalada deve conhecer os vários tipos de escalada de modo a escolher aquele com que está mais familiarizado e/ou o que mais o/a atrai. Existem vários tipos de escalada e cada praticante pode optar por realizar: a Escalada Desportiva, Indoor, Artificial, Alpina, em Boulder, em grandes paredes, entre outras.

Aprender as diferentes técnicas de escalada

Deve aprender todas as técnicas de escalada de forma a fazer frente a todas as dificuldades que possa encontrar num determinado trajeto. Existem técnicas de cordas, rapel, clipping, entre outras, e é da responsabilidade do escalador conhecer todo o tipo de técnicas e habilidades para realizar uma ascensão em segurança. Se pretender, pode começar por desenvolver as suas técnicas e conhecimentos de escalada em ginásios próprios de escalada indoor.

Reforçar a condição física

À semelhança do trekking, a prática da escalada exige que um escalador tenha uma boa preparação física. A escalada é uma atividade física exigente, por isso, é importante trabalhar aspetos como a força abdominal, das pernas e dos braços, assim como ter uma enorme capacidade de resistência. Certifique-se que realiza um programa de formação adequado a si e à sua estrutura física.

Frequentar aulas de escalada

Quando se está a iniciar na modalidade deve realizar um curso de iniciação ou frequentar aulas específicas de escalada. Assim, terá a melhor formação possível e receberá os ensinamentos de quem realmente conhece este desporto de aventura. Entre em contacto com escaladores experientes, pois assim aprenderá várias informações e técnicas de subida e/ou descida. Os escaladores também podem dar algumas indicações importantes ou aconselhamento, tendo como base as suas experiências anteriores.

A aprendizagem da escalada é um processo contínuo e, à medida que for ganhando experiência, vai dominar as mais variadas técnicas e vai conseguir melhorar a sua autonomia e confiança na prática deste desporto espetacular.

A sua votação: 
Average: 4.2 (15 votos)