Como sobreviver a uma tempestade de neve numa montanha

Saber o que fazer para tirar o melhor proveito dos parcos recursos existentes pode fazer toda a diferença entre viver ou sucumbir à adversidade. Saiba como sobreviver a uma tempestade de neve numa montanha e ultrapasse esse grande obstáculo.

Se você estiver num abrigo

Se for o caso de a tempestade de neve o apanhar dentro, ou próximo de um abrigo de montanha, não hesite em manter-se abrigado até a intempérie serenar. Por muito violenta que seja a tempestade ela não poderá durar muito tempo, e se você se mantiver relativamente aquecido e resguardado não terá problemas de maior em sobreviver à tempestade de neve.

Se você estiver ao ar livre

Quando acontece a tempestade de neve apanhar alguém em plena montanha o principal é estabilizar a temperatura do corpo. Você vai precisar de todos os equipamentos de montanhismo e os seus esforços para se manter quente.
Cubra as zonas mais expostas do seu corpo (rosto, olhos e mãos) com tudo o que tiver à mão. As queimaduras pelo frio podem ser muito graves e algumas delas têm até como consequência a amputação de membros.
Resguarde-se da melhor forma embrulhando-se numa manta, colocando-se em posição fetal e protegendo-se do vento gelado.

Procure inteirar-se da quantidade de mantimentos de que dispõe

É fundamental que não deixe terminar os seus mantimentos. Passar fome é uma provação terrível a juntar a toda a apreensão que se sente ao estar encurralado pela tempestade.
Faça um rápido inventário das suas provisões e tente utilizá-las de forma racionada, conseguindo que durem pelo maior período de tempo possível. Se você estiver sediado ao ar livre muito possivelmente nem irá conseguir comer nada durante algumas horas, mas se estiver num abrigo é natural que sinta fome e deve alimentar-se para preservar as energias.

Não deixe descer o moral

Nunca desanimar é uma das mais decisivas estratégias para o montanhismo e para sobreviver a uma tempestade de neve na montanha. Normalmente quem sobrevive é quem acredita. Acredite sempre.
Não ceda ao desespero porque essa é a atitude mais errada que poderá tomar. A perda de esperança faz com que deixemos de lutar, e numa tempestade de neve nunca se pode deixar de lutar.

Tente manter-se orientado

Embora seja difícil tente nunca perder o Norte durante a tempestade. Quando o tempo melhorar e você se puder fazer de novo ao caminho é fundamental que saiba para que lado deve caminhar.
Mantenha-se orientado para que não ande em círculos depois. A maioria das pessoas que se perde na montanha fá-lo porque começa a caminhar em círculos não chegando nunca a sair do mesmo perímetro de terreno.
Encontre pontos de referência de dimensões consideráveis para que não fiquem soterrados pela neve e lhe possam servir de orientação.

Foque-se

Não perca as suas energias em pensamentos inúteis ou em fantasias. Foque-se no que realmente interessa nesta situação complicada. Concentre-se na sua sobrevivência e não desvie a atenção dos procedimentos necessários para se manter vivo.
Respire calmamente evitando resfolegar ou respirar de boca aberta. O ar gelado que lhe entrará pela boca poderá engasgá-lo ou congelar-lhe as cordas vocais, procure respirar apenas pelo nariz e a intervalos regulares.

Não se deixe adormecer

Aconteça o que acontecer faça tudo o que puder para não adormecer. O sono é uma tentação doce e parece um convite fácil para você se evadir ao sofrimento do frio e do medo. Mas essa sensação é muitíssimo perigosa!
Adormecer é o primeiro passo para desistir e o sono a que se entregar pode não ter mais fim. Faça o que tiver de fazer para espantar o sono. Cante alto, grite, pense em anedotas, faça planos a curto prazo para quando estiver livre da tempestade, etc. Vale tudo, só não pode é adormecer.

Sobreviver a uma tempestade de neve numa montanha depende também da eventual ajuda que você obtiver. Se tiver em seu poder alguma forma de comunicar com outras pessoas, não desista de o fazer. Se tiver um assobio, use-o. Se tiver uma lanterna, faça sinais de luzes a intervalos regulares. É pouco provável que o seu telefone portátil trabalhe no meio da montanha e durante uma tempestade, mas se trabalhar ligue para as emergências e transmita de forma clara o seu pedido de ajuda. Caso possua um aparelho de rádio, ligue o som no máximo. Nunca se sabe quando poderá estar alguém por perto, inclusive à sua procura. Faça-se visível e audível, pois essa é a melhor forma de obter ajuda, e ajuda durante uma tempestade de neve é tudo aquilo de que você mais precisa.

A sua votação: 
Sem votos