7 Elementos essenciais numa equipa de Trekking

O Trekking é um desporto de caminhada que exige muito esforço e dedicação por parte dos seus praticantes. Trata-se de uma atividade que se realiza ao ar livre e oferece a possibilidade de conhecer a natureza no seu estado puro. Conheça as dicas principais para criar uma equipa para a prática de Trekking, pois o segredo em ultrapassar as maiores dificuldades passa pela construção de uma boa equipa.
Com o intuito de criar uma equipa para a prática de Trekking e adquirir novas experiências, existem alguns aspetos práticos que devem ser implementados para ter o melhor grupo. São eles:
1. A regularidade da prática
No desporto de aventura a regularidade é um dos aspetos mais importantes. A equipa deve participar no maior número de provas possíveis, assim estará a desenvolver e a criar os melhores hábitos de equipa.
2. A motivação
Quando todos os elementos da equipa estão motivados, as probabilidades de fazerem uma boa prova e de terem uma boa prestação, são muito maiores.
3. A paciência
Não espere conseguir bons resultados nas primeiras participações. Desenvolva um trabalho paciente para que todos os elementos da equipa interiorizem a sua função dentro do grupo. Os resultados aparecerão naturalmente e novas aventuras suceder-se-ão!
4. A concentração
É um dos elementos-chave dentro de uma equipa. Todos os elementos da equipa desempenham funções muito importantes na equipa e, como tal, devem estar o mais concentrados possíveis, assim o plano que é indicado no mapa é escrupulosamente cumprido e os atletas passam por todos os postos de controlo.
5. A rapidez
A velocidade do pensamento e a rapidez de execução são afetados à medida que o cansaço aumenta. Para que tal não aconteça com frequência, todos os elementos devem possuir uma boa capacidade física, conhecer o tipo de solo, a inclinação do terreno e devem ter uma grande resistência psicológica.
6. O conhecimento das regras
O conhecimento do regulamento da competição é um dos aspetos mais importantes para uma equipa ter os melhores resultados, pois evitam-se as dúvidas sobre o que pode e não pode ser feito e muitas perdas de tempo.
7. O material
Todos os elementos devem ter todo o equipamento necessário para realizarem a melhor prova de Trekking possível, pois assim evitam-se as perdas de concentração ao pedir material emprestado a outros. O planeamento prévio permite, quando chegar o momento, ter uma melhor resposta perante qualquer tipo de adversidade.