Equipamento necessário para a prática do montanhismo

Montanhistas e alpinistas menos experientes enfrentam, frequentemente, múltiplas interrogações quanto ao equipamento que devem trazer consigo nas suas aventuras. Tais questões são perfeitamente fundamentadas, uma vez que existe uma grande diversidade de material disponível com propósitos similares, e alguns apetrechos podem ser responsáveis por garantir a segurança ou até mesmo salvar a vida do praticante. Assim, escolher o equipamento correto é uma parte muito importante do processo, mas pode ser igualmente intimidante e confuso. Segue-se uma lista descritiva do equipamento recomendado a esta prática desportiva.
1. Roupa
T-shirt com capacidade de absorção
Preferencialmente de cor clara para os dias quentes e de cor escura para dias mais quentes. Não é necessário nada muito sofisticado, t-shirts de exercício físico que não sejam 100% algodão são perfeitas para este propósito.
Camisola de manga comprida
Aconselham-se as camisolas leves e sintéticas, bem como as que possuam um fecho na zona do pescoço para ventilação ajustável.
Camisola isolante
As camisolas isolantes com capucho são ideais, e devem igualmente ser de um material não muito grosso, de modo a garantir que cabem apropriadamente por baixo do(s) casaco(s).
Casaco impermeável de revestimento macio
Esta é uma das peças principais no montanhismo, uma vez que na maioria das aventuras, os praticantes deste desporto estarão envergando um casaco deste género. Assim, vale a pena investir numa boa peça.
Parka isolante com capucho apenso
Nas montanhas, um casaco corpulento é um dos itens mais valiosos que um montanhista pode trazer consigo. Quanto maior for a montanha escalada, maior deve ser a envergadura e peso do casaco.
Casaco à prova de água para tempestades
Este casaco deve ser obviamente resistente mas leve, uma vez que se o tempo estiver bom, provavelmente ele nem sairá da mochila.
Calças de montanhismo
Esta é a peça que o montanhista usará todos os dias nas escaladas, e por isso convém investir numas boas calças, mantendo presente que os tecidos tipo Schoeller não-isolados são os melhores.
Calças à prova de água
O material Gore-Tex ou equivalente é ideal. Estas calças devem ter fechos laterais de modo a que seja possível vesti-las sem ter que descalçar as botas.
Gorro de lã
Suficientemente grande para cobrir as orelhas.
Balaclava
Esta é uma peça que protege quase totalmente a cara e o pescoço em temporais. Uma balaclava leve adapta-se melhor debaixo de um capacete.
Bandana e chapéu de sol
Pode ser um chapéu tipo basebol, ou qualquer outro com uma saliência que permita proteger a face e o pescoço do sol. A bandana destina-se a proteger ouvidos e pescoço.
Luvas de revestimento leve
Um par de luvas sintéticas leves é obrigatório. Elas serão necessárias em viagens sob glaciares de baixa elevação.
Luvas isoladas de revestimento pesado
A Anti-Glove é a melhor do mercado, tendo sido usada inclusive por montanhistas que chegaram ao topo do monte Everest. Quando se trata de aquecer as mãos, não há melhor do que a Anti-Glove.
2. Calçado
Botas duplas de plástico
Há imensas botas disponíveis no mercado, por isso, antes de comprar qualquer coisa, o montanhista deve certificar-se de que as botas que pretende comprar são apropriadas à montanha que será escalada e à época do ano em que se realizará a escalada. É uma grande decisão e, como tal, convém experimentar várias opções antes de optar por uma.
Meias de escalada
As de lã grossa ou combinações de lã e material sintético são as melhores. Jamais optar por meias de algodão!
Perneiras
De material sintético e impermeável.
3. Dormida
Saco-cama
Existem diferentes tipos de sacos-cama consoante o grau de calor que permitem atingir e respetivo peso, pelo que se deve comprar um em função das características da escalada que se irá efetuar.
Almofada
Recomenda-se uma insuflável, mas as enchidas com espuma também podem ser usadas.
4. Equipamento
Mochila grande
As mochilas devem ter capacidade de pelo menos 75 litros e ser constituídas por um material capaz de resistir à chuva. Uma mochila muito aconselhada entre montanhistas é a JanSport Tahoma.
Machado de gelo
70cm é o tamanho médio do machado ideal para a maioria dos montanhistas.
Grampos de ferro
É imprescindível assegurar que eles se ajustam às botas do montanhista e são apropriados à escalada em questão.
Capacete
Deve cumprir os requisitos da indústria.
5. Outros
Óculos de sol glaciares
São especificamente concebidos para proteger os olhos da radiação UV intensa que reflete em campos de neve e gelo. Possuem lentes escuras e proteções laterais para manter os raios UV afastados dos olhos.
Garrafas de água
Preferencialmente de boca larga e com capacidade para 1 litro.
Farol de cabeça LED com bateria extra
O farol deve possuir uma cinta elástica completa para que possa ser colocado no capacete. É importante trazer pelo menos um conjunto extra de baterias, sendo que as de lítio resistem mais ao frio.
Kit de primeiros socorros
Os kits completos de primeiros socorros são imprescindíveis. Deve-se incluir itens básicos para uso pessoal num saco Ziploc, tais como: almofadas de prevenção blister, um pequeno rolo de fita adesiva, pensos, gaze, anti-inflamatórios e analgésicos não sujeitos a receita médica (Brufen), etc.
Câmara fotográfica
Porque as fotos são a melhor forma física de guardar recordações, muitos montanhistas gostam de registar em fotografia as suas expedições.